O SIGES é uma solução moderna voltada para o gerenciamento de processos internos e procedimentos médicos. O sistema foi adotado pelos Governos do Estado da Bahia e Ceará, oferecendo mais eficiência e padronização dos serviços.
GOVERNO DO CEARÁ
A fim de aperfeiçoar o gerenciamento da atenção básica, porta de entrada do sistema de saúde, o Governo do Ceará desenvolveu uma solução tecnológica para seus 11 hospitais, 19 policlínicas, postos de saúde, centros de saúde e odontologia e unidades de Saúde da Família.
O premiado SIGES (Sistema Integrado de Gestão de Saúde), desenvolvido com a tecnologia No code, reconhecido e apoiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), é capaz de gerenciar todos os processos que se referem a saúde em todo estado do Ceará, beneficiando mais de 9 milhões de pessoas.
Para promover a saúde individual e coletiva da população cearense, esse sistema integrado gerencia todas as informações pertinentes aos usuários do SUS. O fluxo intenso carece de assertividade na sua operação, desde o cadastro de pacientes até a sua regulação. Cada minuto conta para salvar vidas, por isso, a efetividade da comunicação é crucial para garantir a qualidade de vida das pessoas em momentos tão difíceis.
FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
As soluções desenvolvidas foram:
- Gestão de Ambulatório;
- Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP);
- Faturamento (Captação da Produção);
- Comunicação (Sinalização Digital);
- Gestão da Qualidade;
- Internação (Agendamento Cirúrgico);
- Urgência e Emergência;
- Acolhimento e Classificação de Risco;
- Gestão de Suprimentos (Almoxarifado, Estoque e Inventário);
- Farmácia;
- Laboratório;
- Custos;
- Manutenção de Equipamentos;
- Indicadores (Sala de Situação);
- Cadastro Integrado;
- Transporte Sanitário.
GOVERNO DA BAHIA
A fim de democratizar o acesso dos pacientes à saúde publica, o Governo da Bahia implementou um sistema que gerencia vagas hospitalares em todo o estado, considerando a gravidade do caso e não a proximidade daqueles que são regulados.
O principal desafio é a classificação de risco de urgências e emergências dos 14,9 milhões de habitantes em 417 municípios, gerenciar essas informações de forma eficaz significa salvar vidas em tempo hábil.
O SIGES é um sistema para automatizar e dar celeridade nos processos internos e procedimentos médicos das Policlínicas do Estado da Bahia, além de permitir o alinhamento e padronização dos serviços voltados para saúde pública.
MAKER NO-CODE
Desde 2009, a Prodeb visando otimizar os processos de regulação de pacientes em todo estado da Bahia, através da SESAB, adquiriu licenças da ferramenta Maker e a utiliza para desenvolver sistemas integrados nos quais ordenam o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde aos serviços ofertados por unidades assistenciais sob gestão estadual.
A equipe de tecnologia desenvolveu um sistema de regulação com a ferramenta Maker que avalia e identifica os pacientes que necessitam de atendimento prioritário de acordo com protocolos internacionais de atenção a saúde.
Este controle precisa de uma solução tecnológica robusta e customizada que facilite a atuação das equipes multidisciplinares em casos de alto risco, otimize o tempo de espera dos pacientes, coordene o processo de cadastro, credenciamento e processamento nas unidades e organize o gerenciamento dos dados.
Contudo, a população baiana conta com um sistema de regulação eficaz que permite visualizar em tempo real a situação da rede assistencial disponível em todas as regiões da Bahia. Ademais, outros sistemas foram desenvolvidos utilizando a ferramenta Maker:
- Sistema de Controle de acompanhamento de Processos;
- Sistema de Oxigenoterapia (tratamento Home Care);
- Sistema de Processo Administrativo e Disciplinar;
- Sistema de Controle de Veículos (solicitação);
- Sistema de Gestão Acadêmica da Escola Estadual de Saúde Pública;
- Sistema de Diárias;
- Sistema de Equipamentos de Tecnologia;
- Sistema de Consulta de Processos (Intranet);
- Sistema de Conferência Estadual de Saúde, entre outros.