O SUREM é o sistema de uso crítico, que funciona initerruptamente (24×7), responsável por realizar a gestão de todos os pacientes que necessitam de internações na rede pública estadual de saúde da Bahia, atendendo a uma população de 14.985.284 milhões de habitantes, sendo o 4º estado mais populoso do país.
O sistema atende a todas as demandas de internações para a rede hospitalar do estado, oriundas de emergências (covid-19, acidentes de veículos e outros desastres, e todos os pacientes que necessitem de cirurgias emergenciais) até cirurgias e internações eletivas (internações que podem ser agendadas sem risco eminente de morte).
Atualmente, a rede estadual conta com 36 hospitais de grande porte, sendo 13 na capital e 23 no interior do estado. O número médio é de 500 novas solicitações diárias de internações imputadas no sistema, foi essencial para o enfrentamento do COVID-19 e demais ocorrências de saúde no estado.
A versão inicial do sistema SUREM entrou em produção a cerca de 12 anos, após 4 meses de desenvolvimento realizado por um único servidor público lotado na secretaria estadual de saúde (Sr. Grimaldo Jr) e possui 184 formulários de cadastros diversos, 338 regras de validações e integrações, 78 relatórios gerenciais, dentre outras funcionalidades.
Atualmente é mantido pelo próprio desenvolvedor, e é utilizado diariamente por aproximadamente 4.000 usuários espalhados pelos 417 municípios do estado.