Desde 1942, de origem estatal, a Vale é uma das maiores mineradoras do mundo que extrapola fronteiras e atua em mais de 30 países. Todavia sua atuação vai além, a empresa possui sistemas logísticos (com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura), energia e siderúrgica. Hoje, conta com um quadro de mais de 185 mil colaboradores (entre profissionais próprios e terceiros permanentes).
Há 27 anos começara a exploração de minério em Canaã dos Carajás (PA). Foram investidos mais de R$6,4 bilhões de reais. O fluxo de informações no maior complexo minerador da história da Vale é intenso e para isso se faz necessário uma solução tecnológica que integre sistemas de gestão para padronizar informações sobre operações, acompanhar tarefas e gerenciar efetivações e renovações. Com isso, soluções modernas e sustentáveis são implementadas a fim de favorecer a competitividade da empresa.
Em 2011, Norton, profissional do time técnico da Vale, buscando resolver uma demanda interna do seu setor, teve a inciativa de desenvolver uma solução tecnológica através da ferramenta No code para solucionar problemas e gerenciar riscos. Adquiriu uma licença como pessoa física e começou o que seria o atual SGC (Sistema de Gestão de Contratos). Em tempo recorde, seu desenvolvimento e produção fez com que a liderança acreditasse que este projeto poderia solucionar demandas a nível mundial. Uma eleição interna fora realizada entre as melhores soluções e o sistema foi escolhido. Após 10 anos, a Vale utiliza o SGC como principal solução de TI corporativa para gerenciar os terceiros de forma efetiva e simplificada.
A fim de otimizar a performance financeira e operacional da corporação, a Vale demanda por agilidade e produtividade na gestão que engloba contratação e mobilização de terceiros. Este diferencial competitivo perpassa pelo compartilhamento de informações estratégicas em tempo real ao redor do mundo. Por isso, o investimento em tecnologias No code cooperou com a otimização de processos da mineradora.
FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
O sistema SGC é o padrão utilizado para a gestão da mobilização de prestadores de serviços e seus contratos, sendo todo desenvolvido com a tecnologia No code. O principal objetivo do sistema é centralizar o processo de mobilização em toda Vale, a fim de assegurar a uniformidade dos dados cadastrais de terceiros, gerenciar as mobilizações e garantir a integração com os demais sistemas internos. Os principais benefícios são:
- Padronização do processo de mobilização de prestadores de serviço
- Acesso fora do ambiente da Vale
- Integrações com os demais sistemas da Vale
- Controle de SLA (Server Level Agreement) das áreas envolvidas
- Garantia de confiabilidade/qualidade dos dados cadastrais dos terceiros
- Viabilidade de globalizar o processo